quinta-feira, março 17, 2005

A linguagem no Jornal da Noite

Um dos elementos mais importantes na compreensão da mensagem do Jornal da Noite é, sem dúvida, a linguagem, que tem como característica garantir a verdade dos conteúdos do discurso e também a própria credibilidade do anunciador. Uma outra característica, não menos importante é a de dar sentido às coisas. Toda a experiência que supõe o uso da linguagem implica, portanto, construções de sentidos. Neste contexto, ao realizar escolhas no processo da construção do acontecimento como notícia, os profissionais da televisão imprimem significado aos factos. Sobre isto Bourdieu afirma: “Os jornalistas, grosso modo, interessam-se pelo excepcional, pelo que é excepcional para eles. O que pode ser banal para outros poderá ser extraordinário para eles e ao contrário. (Bourdieu 1997, 26).
Na perspectiva de Bourdieu, o produto final acaba por exprimir a visão do mundo sob o ponto de vista tanto do jornalista como do operador de câmara, a imparcialidade do discurso jornalístico mostra, deste modo, o seu caracter mitológico, para não dizer utópico.
A notícia quer-se como retrato dos acontecimentos, relatado com maior objectividade possível. A sua forma de apresentação, em termos de linguagem pode conduzir a várias interpretações, dando ideia que o telespectador não é passivo diante da mensagem.
Ele interage com ela; o sentido da notícia é reavaliado por ele e, muitas vezes, a sua interpretação da mensagem pode não ser a desejada pelo emissor desta, contribuindo, assim, para a produção de outras realidades que não eram objectivos do emissor.

fonte: memória monografica de Bacharelato de Mário Benvindo Cabral