quarta-feira, junho 25, 2008

filme; Revelação dos Rabelados


Nota do Realizador


Este é o meu segundo filme; Revelação dos Rabelados. Em 2007 mostramos ao mundo a Cidade Velha, através do documentário Rua Banana Cidade Velha. Desta feita, pretendemos dar a conhecer ao mundo uma minoria especial; os rabelados, um povo que no passado sofreu perseguição do Estado, da Igreja e da sociedade, e resolveu afastar-se de tudo para seguir a sua religião.

O processo de sucessão do poder, depois da morte do líder não tem sido fácil. Os mais velhos têm alguma reticência na nova liderança ao ponto de alguns já não marcarem presença nos cultos sagrados. A mudança dos costumes, fruto da globalização tem criado alguma discórdia no seio da comunidade, que é conhecida pela sua coesão. Aliás foi graças a isso que conseguiram sobreviver e preservar, por mais de 40 anos uma cultura própria, longe da sociedade.

De rebeldes e descriminados, os rebelados constituem hoje uma peça importante no contexto do desenvolvimento turístico de Cabo Verde. É essa abertura ao mundo que facilitou a entrada na comunidade de uma mulher que ajudou a abrir a porta a um outro mundo. Para muitos, os rebelados vivem, neste momento, uma autêntica revolução, fruto desta abertura. Conservam uma tradição antiga, baseada na espiritualidade e no bem ao próximo, mas mesmo assim sempre foram conotados como um povo rebelde, agressivo e desobediente. Nada mais falso.

Este documentário vai abrir ao mundo a porta da comunidade dos rabelados do Espinho Branco, trazendo à tona algum conflito de gerações no seio da comunidade e mostrando o lado pouco conhecido dos rabelados, a sua vida espiritual.


Mário Benvindo Cabral
Realizador