sexta-feira, maio 16, 2008

Meu 2º filme, Revelação Rabelados

Mário Cabral prepara filme sobre os Rabelados


O realizador Mário Benvindo Cabral está prestes a iniciar as filmagens do seu novo documentário intitulado “Revelação dos Rabelados”. Depois de “Rua Banana, Cidade Velha” - com o qual marcou presença na mostra de cinema lusófono “Mostralingua” - o cineasta escolheu os Rabelados de Espinho Branco para tema do seu novo filme.
“Marginalizados, escolheram viver em locais de difícil acesso, longe da sociedade, sem qualquer contacto com a sociedade. Não vão à escola, não registam os filhos e não vão ao hospital. Construíram o seu mundo e criaram o seu modo de vida e sua forma de praticar a religião. Perseguidos e até presos por suspeita de terem fins políticos, os rabelados são o símbolo da resistência”, lê-se na resenha do filme que dará um especial enfoque às mudanças que se têm verificado no seio da comunidade após a morte do velho líder e a respectiva sucessão pelo seu filho, Tchentcho, de 25 anos.
A relação da artista plástica Mizá com os Rabelados de Espinho Branco também vai estar em destaque. “ (...) Uma mulher conseguiu o impensável, penetrar a comunidade. Para alguns ela é o poço da discórdia, mas o antigo líder a tinha apelidado de “anjo da guarda”, por isso mesmo os seguidores do antigo líder respeitam-na (...)” revela a sinopse.
“O processo de sucessão do poder, depois da morte do líder não tem sido fácil. Os mais velhos têm alguma reticência na nova liderança ao ponto de alguns já não marcarem presença nos cultos sagrados. A mudança dos costumes, fruto da globalização tem criado alguma discórdia no seio da comunidade, que é conhecida pela sua coesão”, conta Mário Cabral sobre o seu projecto e acrescenta que “essa abertura ao mundo facilitou a entrada na comunidade de uma mulher [ Mizá ] que ajudou a abrir a porta a um outro mundo. Para muitos, os rebelados vivem, neste momento, uma autêntica revolução”.
Orçado em cerca de 3 mil contos (dos quais 50% já estão garantidos e o restante aguarda patrocínios), “Revelação dos Rabelados” está a ser produzido pela Global Produções, do próprio Mário Benvindo Cabral, e conta com uma equipa técnica nacional composta por 5 pessoas. A filmagem será feita em formato DV e o resultado final vai ter cerca de 30 minutos de duração. (fonte, ASEMANAONLINE)

Nenhum comentário: