quinta-feira, janeiro 20, 2005

A programação da TCV

A programação da TCV

Olhando diariamente os programas da TCV, a interrogação é inevitável: Onde está a televisão de Cabo Verde? A resposta é simples: em lugar nenhum. Mais grave ainda, a cultura brasileira vem ganhando cada vez mais espaço no que nós produzimos e consumimos, atropelando o imaginário das crianças e da grande massa que vive a telenovela. Quem disse? O meio que nos rodeia. Quantos não preferem as havaianas, as roupas da Jade, o artesanato "vindo de Fortaleza", ou mesmo a música de artistas brasileiros (pagode)? Não pensem que o meu ponto de vista é xenófobo. Nada disso, até por que prezo muito a cultura deste país etenho muitoa amigos brasileiros.
É certo que incutir qualidade a uma grelha leva o seu tempo. Mas já se passou tempo demais neste “vai-não vai”, e até ainda as vozes críticas relativamente à programação continuam a fazer-se ouvir. Culpados? O Governo, por incapacidade de injectar mais dinheiro na TV ? Os gestores da RTC por não conseguirem neutralizar o buraco financeiro que se avoluma com o passar dos tempos? Os directores de programação e de informação, que se renovam antes de ver concretizadas as suas decisões? As instâncias responsáveis pelo acompanhamento da actividade da RTC que reiteradamente se queixam da falta de meios para trabalhar? Os telespectadores que mais não fazem do que ficar no seu cantinho a pagar passivamente a taxa para ver o que se oferece?
Precisamos agir o quanto antes, se quisermos ver uma telvisão pública de qualidade. Como? Apostando na formação e gestão criteriosa dos recursos disponíveis. Quem diz que os meios são poucos tem razão, mas não deve esquecer que se pode fazer trabalhos com qualidade a baixo custo.

Nenhum comentário: