quarta-feira, fevereiro 23, 2005

A estruturação narrativa do Jornal da Noite

O Jornal da Noite tem a sua estrutura própria, ganhando em muitas paragens o estatuto de género. Apoia-se em formas específicas: o genérico, o Headlines, o olhar do (a) apresentador (a) e a as pontuações.

a) O genérico
O Genérico é a parte que inicia e finaliza o espaço informativo. No Jornal da Noite da Televisão de Cabo Verde, de 2001, o genérico teve a duração de 30 segundos e apresentou-se em tons laranja, branco e azul.
O genérico do Jornal da Noite estabelece o contacto com o telespectador e significa que se trata de um programa cuja matéria principal será o relato do recente, exposto de forma jornalística. O genérico contém imagens referentes aos «grandes» acontecimentos, nacionais e internacionais bem como alguns pivots de jornalistas. O genérico inicia e finaliza o espaço informativo. O som marcante, tem a intenção de chamar ao longe os telespectadores. Normalmente tem a duração de trinta segundos. As cores predominantes são as mesmas do cenário.

b) Os Headlines
Os Headlines[1] do Jornal da Noite indicam tudo o que vai ser tratado no espaço. Os títulos normalmente são dados sob a forma de frases completas, (sujeito, verbo, complemento), contendo cada uma um enunciado de uma informação, compreensível em si mesma.
c) O Olhar do pivot (apresentador)
De acordo com Jespers,
“O olhar do pivot (apresentador) é um sinal essencial do tipo de discurso que se está diante dos olhos do telespectador acerca disso: Se o apresentador olha o telespectador nos olhos (no eixo y-y), é porque está para lhe contar uma história verídica., para lhe dar uma informação referente a uma realidade. Pelo contrário, se o apresentador desvia o olhar, coloca na pele do telespectador, fala ou olha em vez dele.” (Jean Jaques Jaspers, 1998, 178)
Muitas vezes é difícil perceber o olhar do pivot, porque com o uso do teleponto, torna-se difícil para os leigos distinguirem o que é dito do que é lido, pois o apresentador (a) fixa o olhar sobre a objectiva «encarando» o telespectador sempre nos olhos.
O discurso do Jornal da Noite é intencionalmente tenso, tentando provocar interesse constante do telespectador, que não tem chance de relaxar. O Jornal da Noite precisa seduzir o telespectador todo o tempo. Esse papel de cativar o telespectador é feito pelo apresentador (a).
O apresentador (a), enquadrado num plano próximo,[2], lê os textos-pivot[3] através do teleponto.[4] Em cada intervalo insiste em chamar a atenção do telespectador utilizando expressões como «daqui a pouco», «veja a seguir» ou «confira logo após o intervalo», etc. Estas frases são acompanhadas de imagens e sons «fortes» dos assuntos que se pretendem destacar.
O ritmo narrativo do Jornal da Noite é intencionalmente acelerado, tentando produzir um discurso dinâmico, a impressão da actualidade, a sensação de imprevisibilidade. No tempo destinado ao jornal o telespectador é convidado a dar um rápido passeio por Cabo Verde e pelo mundo, através de um processo hierarquizado dos acontecimentos.
[1] Resumo do que se vai tratar no espaço, síntese.
[2] Plano que enquadra do peito para cima.
[3] Texto que o (a) apresentador (a) lê antes das notícias.
[4] Máquina ajustada à objectiva da câmara que passa os textos previamente digitados num computador.

Nenhum comentário: