quarta-feira, fevereiro 23, 2005

A primeira notícia (notícia de abertura) no Jornal da Noite do ano 2001

Os assuntos políticos (estado, diplomacia, partidos políticos e parlamento) foram os mais reiterados. Em 79 edições foram, por 39 vezes, tema de abertura. A categoria estado (que aglutina a Presidência da República, o governo e seus representantes) a figura do primeiro-ministro abriu o jornal 13 vezes num total de 27. As resoluções do Conselho de Ministros foram, por quatro vezes, tema de abertura. O Presidente da República foi seleccionado uma vez e as restantes 9 aberturas relataram as acções dos vários ministros.
Em termos individuais, a segunda categoria mais frequente na abertura do Jornal da Noite foi a referente a «outros», com um total de 7 ocorrências, representando cerca de 9% do total das aberturas.
Com cerca de 8% do total surgem-nos as notícias internacionais, com destaque para os acontecimentos de 11 de Setembro nos EUA. Os sectores estruturantes da sociedade (saúde, educação e economia) conseguiram em conjunto cerca de 11% do total das aberturas, o que mostra que apesar de não serem tão expressivos conseguem lugares de destaque no Jornal da Noite.

Nenhum comentário: